Palavras do Pastor

21/07/2017
 

ONDE ESTA O SENHOR, DEUS DE ELIAS?(RS 2:14)

Essa pergunta  feita por Elizeu logo após ter visto Elias ser levado por algo que parecia ser uma carruagem de fogo, pode nos levar a ter muitos questionamento, especialmente porque se tratava da primeira experiêmcia de Eliseu sem a presença daquele que fora o seu mestre e mentor.

Mas tem algo que eu quero abordar em especial e diz respeito a uma sucessão legítima; ou seja, quando uma pessoa é escolhida para ocupar o lugar de outra sem que para isso meios escusos tenham sido utilizados.

O próprio contexto nos pode trazer respostas muito interessantes sobre o que significa receber o manto de profeta. Não há 'duvidas que Eliseu tinha sido escolhido por Deus para suceder Elias no ministério profético, mas algumas atirudes dele reforçaram isso como podemos ver em seguida.

1) Apesar de recomendado pelo profeta, Eliseu não ficou acomodado em Gilgal que foi o primeiro acampamento em gilgal que foi o primeiro acampamento de Israel além do Jordão antes de começar a conquistar a terra prometida, era um lugar histórico onde as raizes do povo de Deus  nova terra estavam bem plantadas. Aparentemente teria sido o lugar ideal para ficar mas ele preferiu ir a Betel, a casa de Deus.

2) Induzido por Elias para permanecer em BETEL que tipifica um ministério já estabelecido, Eliseu preferiu ir mais adiante com ele para  a incerteza de Jericó.

3) Quando estavam em Jericó o profeta Elias lhe disse para ficar ali dentro daquela cidade murada e bem seguro, pois de Elias tinha de ir para o Jordão, Mas Eliseu preferiu ir mais adiante com ele para a incertaza de Jericó.

 

Lá no Jordão ele viu Elias realizar o seu último milagre abrindo o rio ao bater nele com a capa dobrada, e ali ele pediu para Elias que tudo o que mais desejava era uma porção extra que estava  sobre o profeta. Ele não pediu grandeza e nem riqueza mais sim o poder de Deus na sua vida. Deus viu isso e se agradou dele.

Saber escolher e pedir as coisas certas fazem muita diferança no nosso relacionamento com Deus.

Pense sobre isto; medite bem e que Deus te abençoe!